Newsletter Facebook

Publicado em:
16
8/2017

Gilberto Natalini abre o 2º Encontro ANP de Paisagismo

Secretário municipal do Verde e Meio Ambiente revelou projetos da prefeitura para diminuir o passivo ambiental de São Paulo.

Gilberto Natalini foi o convidado de honra na abertura do 2º Encontro ANP de Paisagismo nesta quarta-feira (16). O evento integra a programação da edição inaugural da Expo Paisagismo Brasil, no Expo Center Norte.

Antes da apresentação do secretário do Verde e do Meio Ambiente, o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, deu as boas-vindas aos congressistas e lembrou que na primeira edição do encontro, no ano passado, a Expo Paisagismo Brasil ainda era um projeto, que agora se realiza. “É um segmento de extrema importância no qual passamos a investir e, assim como nas nossas demais feiras, também nesta mantemos o compromisso de gerar oportunidades de negócios para toda a cadeia”.

Em seguida, Eliana Azevedo, presidente da Associação Nacional de Paisagismo (ANP), falou sobre a finalidade do encontro deste ano: contribuir para a transformação do paisagista frente à velocidade das mudanças na sociedade que, entre outras demandas, exige maior respeito à Natureza.

Natalini lembrou que o crescimento desordenado da metrópole gerou um imenso passivo ambiental e que a meta de sua gestão, iniciada neste ano com o prefeito João Dória, é diminuir esse passivo. Para driblar a contenção orçamentária, a pasta vem estabelecendo parcerias com empresas privadas.

Entre os projetos já implementados por esse sistema, está o muro verde da Avenida 23 de Maio. Para os próximos meses estão previstos, entre outros, o plantio em muretas do viaduto Minhocão e a substituição de uma espécie invasiva no Parque Trianon por outras nativas da Mata Atlântica. Até o final do ano, a Prefeitura prevê plantar mais 200 mil árvores na cidade, e a doação de uma empresa tende a dobrar este número. Após sua apresentação, Natalini respondeu perguntas dos congressistas.

A palestra seguinte foi ministrada pelo convidado internacional David Goldberg, professor de Paisagismo e Geodesign da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. A programação segue ao longo de todo o dia com a presença de Marcelo Novaes, André Paoliello e Cecília Herzong. O 2º Encontro ANP de Paisagismo continua na quinta-feira (17) com mais um ciclo de palestras e na sexta-feira (18) com visitas técnicas externas.

Fonte: Primeira Página