Press Releases

Brasil se mantém em segundo lugar no ranking mundial de piscinas

Atrás apenas dos Estados Unidos, mercado brasileiro produziu, em 2018, 100 mil unidades. Otimismo é a palavra-chave para completar 2019.

 

Em meio à crise econômica dos últimos anos, o setor de piscinas respira sem aparelhos. Segundo a ANAPP (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas), em 2018 o número de piscinas produzidas superou em 4,3% o total de 2017, o que significa cerca de 100 mil unidades. “O total de piscinas instaladas no Brasil ultrapassa 2,8 milhões, o que mantém o País no segundo lugar do ranking mundial desse mercado, atrás apenas dos Estados Unidos”, garante Augusto Araújo, presidente da entidade.

Ainda de acordo com a ANAPP, o modelo de piscina mais vendido atualmente no mercado brasileiro é o de 3x6 metros – o equivalente a 25 mil litros. Outro dado interessante dá conta que a participação das piscinas de vinil e de fibra corresponde a 35% cada do total de unidades instaladas, ao passo que os modelos em concreto ficam com uma fatia de 30%, mostrando que o mercado é aquecido igualmente em cada categoria.

Esse aquecimento, por sinal, se deve também pelas vendas dos produtos periféricos, tais como aquecedores, iluminação, automação, cascatas e fontes, já que a maioria das piscinas vendidas atualmente vêm com alguns destes equipamentos instalados.

Segundo Augusto, ainda não é possível oficializar os números de 2019, porém a expectativa se configura entre as melhores, principalmente com as propostas do novo Governo e os dados conjunturais do setor registrados no ano passado.

Outro fator que vai contribuir para o contínuo crescimento da indústria nos próximos anos é que ABNT revisou recentemente a norma NBR 10339:2018, referente à recirculação, tratamento e segurança em piscinas, o que abre uma janela de oportunidades para fabricantes e lojistas. “Produtos que não têm qualidade, o consumidor não adquire, pois o mercado está mais exigente e não há espaço para aventuras”, ressalta o dirigente.

 

Debate

Todos estes e outros temas fazem parte da programação do 4º Fórum de Piscinas e Spas¸ evento integrado da Expolazer & Outdoor Living - Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer e Wellness, de 6 a 9 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo (veja programação aqui). “A feira é o ponto alto do mercado. É nela que se dá a oportunidade de apresentação de novidades, tendências e informações aos profissionais e consumidores envolvidos com a paixão que é ter uma piscina”, diz Araújo.

Organizada pela Francal Feiras, com colaboração da ANAPP, a Expolazer & Outdoor Living traz as últimas tendências de um setor em constante movimento. Seu formato inovador mantém o posicionamento de único evento de negócios na América do Sul direcionada ao mercado de outdoor living.

A Expolazer apresenta em primeira mão desde lançamentos e tendências em piscinas de fibra, vinil e alvenaria, até acessórios (cascatas, escadas, grelhas, mangueiras, capas), revestimentos, itens de segurança e acessibilidade, equipamentos e insumos para limpeza, manutenção, aquecimento e tratamento de água. O mix de produtos engloba, ainda, uma série de atividades que se dão no entorno das piscinas, como decoração (móveis, umbrellones, guarda-sóis, churrasqueiras, iluminação), wellness (banheiras, spas, ofurôs) e recreação (fitness, esportes aquáticos, hidroginástica, natação, jogos aquáticos), entre outras.

Os produtos e serviços oferecidos pelas marcas participantes no evento atendem ao varejo de piscinas, construção, decoração e a profissionais como tratadores de piscinas, arquitetos, engenheiros, paisagistas, decoradores, academias, clubes, hotéis, resorts, spas, condomínios, entre outros.

 

Evento simultâneo

Simultaneamente à Expolazer & Outdoor Living, acontece a segunda edição da Expo Paisagismo – Feira de Paisagismo, Jardinagem e Arquitetura Sustentável. O evento reúne soluções inovadoras, conhecimento e lançamentos que agregam modernidade, sofisticação e charme aos projetos de integração e sustentabilidade de áreas externas de residências, condomínios, empresas e espaços públicos. A sinergia com os produtos e serviços expostos na Expolazer & Outdoor Living amplia as oportunidades de negócios para lojistas de piscinas e serve de inspiração para os profissionais dedicados à produção de projetos de lazer.

 

Sobre a Francal Feiras

Maior promotora de capital nacional de eventos de negócios do País, a Francal Feiras acumula cinco décadas de experiência na promoção de feiras, atuando em 16 grandes segmentos da economia. Importante plataforma de conexão entre indústria e varejo, cada evento tem o propósito de fomentar e desenvolver seu respectivo mercado indo muito além da realização de negócios, com oferta ampla e variada de experiência, conhecimento, tecnologia, networking e soluções para o varejo. Com isso, a Francal Feiras (www.francalfeiras.com.br) aumenta a relevância de seus eventos de negócios transformando-os numa referência indispensável para profissionais que atuam em cada segmento.

 

Sobre a ANAPP

Fundada em 20 de novembro de 1990 por empresários do segmento de lazer, a ANAPP tem por objetivo promover ações de desenvolvimento e fortalecimento setorial por meio da união de empresários na defesa de seus interesses em assuntos afetos às empresas dos segmentos de piscinas (piscinas de vinil, de fibra e de alvenaria, filtros, bombas, e acessórios para piscinas, Spas, saunas, academias, etc.).

Por meio da associação são realizados cursos, palestras e prestadas informações sobre mercado e novidades do setor. Além disso, seus representantes atuam junto a órgãos do governo e entidades normativas em temas como segurança, tratamento da água, desempenho de equipamentos e eficiência energética.

 

4º Fórum Brasileiro da Indústria de Piscinas e Spas

Data: 6 a 8 de agosto, a partir das 18h

Local: Arena de Eventos, Expo Center Norte, São Paulo (SP)

Programação completa aqui.

Participação: Gratuita

 

SERVIÇO:

EXPOLAZER & OUTDOOR LIVING 2019 – Feira Internacional de Piscinas, Spas, Lazer e Wellness

Evento simultâneo: Expo Paisagismo – Feira de Paisagismo, Jardinagem e Arquitetura Sustentável

Data: 6 a 9 de agosto

Horário: das 13h às 21h

Local: Expo Center Norte

Promoção/Organização: Francal Feiras

Colaboração: ANAPP – Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas

Apoio Institucional: ABESCO – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia; ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis; ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas; SEEAATESP - Sindicato das Academias do Estado de São Paulo; SINDI CLUBE – Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo e SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.expolazer.com.br

Facebook: FeiraExpolazer

Instagram: Expolazer

Evento de negócios, gratuito e aberto ao público. Credenciamento no local ou antecipado pelo site www.expolazer.com.br.

 

Mais informações para imprensa:

Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos

Luiz Carlos Franco / Jota Silvestre / Rochelle Sanchez

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone (11) 5908-8214

Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco – Mtb. 10.993

www.ppagina.com

Julho/2019

Redes Sociais